Você sabia que já existem campanhas com influenciadores para o setor automotivo?

Grandes marcas de carro já utilizam o marketing de influência como estratégia em suas campanhas digitais

O marketing de influência está presente em diversos segmentos e no setor automotivo não poderia ser diferente. As grandes marcas e as concessionárias de automóveis estão percebendo que não é mais possível ficar de fora do universo digital.

Antigamente, a publicidade tradicional dominava o mercado automobilístico. Propagandas na TV com locações incríveis e celebridades famosas conquistavam os amantes por carros, que seguiam até uma concessionária para aproveitar as ofertas. Mas essa realidade mudou!

A publicidade nas TVs continua, mas agora é na internet que os consumidores estão. As mídias sociais importam (e muito!) para atrair novos compradores e manter os antigos.

Segundo o relatório global “The Automotive Industry Report – Q2 2018”, divulgado pela IgnitionOne, o tráfego global de usuários em sites da indústria automotiva cresceu 4% no segundo trimestre de 2018,  em comparação ao mesmo período em 2017.

Na América Latina, o acesso a sites do setor automotivo aumentou 83% no mesmo período analisado. A pesquisa mostrou ainda que o engajamento global dos consumidores nesses sites aumentou 9%.

De acordo com o estudo, o crescimento das visitas nos sites do setor automotivo foi o resultado de um tráfego de melhor qualidade, indicando um aumento das intenções de compra dos consumidores.  

Isso significa que os usuários não só estão pesquisando carros pela internet, como também estão querendo comprar de verdade.

Dessa forma, as marcas precisam estar com suas redes sociais atualizadas e ter um canal aberto para atender seu público. Afinal, eles podem se tornar clientes!

Mas, como os influenciadores podem colaborar com a sua estratégia de marketing? É o que veremos agora…

Os influenciadores no setor automotivo

Na indústria automotiva existem designers de automóveis de renome mundial, altos executivos em sedes globais e até mesmo jovens que viajam pelo mundo com seu carro: todos eles podem influenciar na decisão de compra do consumidor.

É comum que os influenciadores digitais estejam relacionados a grandes marcas de carros, mas não é uma regra. No mundo dos automóveis, continua valendo a ideia de que os influenciadores precisam ser autênticos e respeitados pelos seus seguidores.

Atualmente, os consumidores gostam de ler as opiniões dos usuários e principalmente, precisam de relatos de confiança. A Digital Air Strike, empresa de análise de mídias sociais, realizou o “Sétimo Estudo Anual sobre Tendências de Mídia Social Automotiva”, em 2018, e comprovou essa informação.  

“O estudo enfatiza como a indústria automotiva está mudando com a ascensão dos sites de compra de carros online e, por sua vez, criando uma necessidade crescente de fabricantes e concessionárias alavancarem a tecnologia de engajamento digital para serem mais sensíveis aos consumidores”, disse Alexi Venneri, co-fundador e CEO da Digital Air Strike.

Participaram do levantamento 4 mil consumidores que compraram carros ou utilizaram serviços de manutenção de veículo. A pesquisa revelou que 54% dos entrevistados utilizaram as mídias sociais, incluindo blogs com resenha sobre os carros, como principal fonte online para determinar a escolha das concessionárias.

Além disso, 64% dos entrevistados que trocaram de concessionária ou de marca, tomaram sua decisão com base em sites que tinham avaliação sobre serviços e carros.  

Dá para imaginar, então, o poder de voz que os influenciadores têm, não é mesmo?

Campanhas bem-sucedidas com influenciadores no setor automotivo

Uma campanha que utilizou influenciadores digitais e foi bem-sucedida é da Toyota. O 4Runner é um dos modelos mais populares da marca. Para melhorar ainda mais as vendas de 2018, a marca fez uma parceria com o influenciador de viagens Kelly Lund e seu cão influenciador Loki, o Wolfdog.

Com 2 milhões de seguidores, Loki, um Husky siberiano, é o influenciador perfeito para promover o 4Runner, que é um carro projetado para aventura e exploração ao ar livre.

O público do Loki também compartilha o interesse pela natureza e esse conteúdo mobiliza os usuários a seguir o cão influenciador no Instagram. A parceria da Toyota com o Loki começou em fevereiro de 2017 e inclui cerca de dois posts patrocinados por mês.

As publicações sempre mostram o 4Runner em uma variedade de ambientes naturais como neve, floresta ou deserto, lembrando sutilmente aos seus seguidores que o veículo é versátil. Além disso, as fotos no feed do Loki são autênticas, o que faz dessa parceria ser uma relação única.

Outro caso famoso, é o da Maserati, que é uma empresa de carros completamente diferente da Toyota. A montadora italiana simboliza luxo, sofisticação e classe. Para promover seus modelos de luxo, a marca viajou para os Alpes com três influenciadores.

Os escolhidos foram: Scott Schuman, James Walker e Jenny Walton. A Maserati organizou uma sessão de fotos e vídeos nas montanhas nevadas de Courmayeur, na Itália, com uma bela vista do Mont Blanc.

Scott Schuman, é o maior influenciador envolvido na campanha e possui 1 milhão de seguidores na sua conta no Instagram. Além de blogueiro, ele é fotógrafo e descreve seu interesse em “criar um diálogo bidirecional sobre o mundo da moda e sua relação com a vida cotidiana”. É o perfil ideal para a Maserati alcançar mais interessados em elegância e luxo.

O mesmo pode ser dito sobre a influenciadora Jenny Walton. Seu blog de moda e o feed de fotos do Instagram respiram moda e combinam completamente com uma marca de luxo como a Maserati.

Além disso, seu portfólio inclui parcerias anteriores com a Saks Fifth Avenue e Carolina Herrera, um forte indicador de que seu público aceitaria com facilidade um conteúdo patrocinado pela Maserati.

James Walker publicou sete posts patrocinados pela marca de carros no Instagram. Um dos posts de maior desempenho é um vídeo mostrando a velocidade e a facilidade de manuseio dos veículos da Maserati. Uma campanha bem-sucedida e que agrada seus seguidores mais sofisticados.

E se você pensa que o Brasil está fora do mercado de influenciadores no setor automotivo, está enganado. A Audi anunciou a atriz Isabelle Drummond como a nova embaixadora da marca no Brasil.

A atriz global simboliza uma mulher elegante e empreendedora, além de estar envolvida em causas de sustentabilidade. O perfil da atriz combina perfeitamente com a Audi, que vai lançar no segundo semestre de 2019 o SUV e-tron, o primeiro carro de produção totalmente elétrico no Brasil.

Dicas para trabalhar com influenciadores na indústria automotiva

Uma maneira de atrair público para a sua marca é trabalhar ainda mais as fotos e vídeos nas redes sociais. Os influenciadores sabem usar muito bem essas ferramentas e podem ajudar a produzir campanhas inteligentes e eficazes.

Para campanhas feitas em vídeo, os influenciadores devem sempre estar com o carro em movimento. Como observamos nos casos de sucesso das grandes marcas, pode ser passeando com o carro em uma viagem ou até mesmo em uma grande metrópole.

É importante também que o veículo seja exibido com estilo, além de mostrar todos os aspectos modernos do carro. E claro, com originalidade. Qualquer marca de automóvel pode aderir ao marketing de influência.

Basta encontrar um influenciador que passe credibilidade para seu público e que possa aumentar a consciência da sua marca. É importante que a empresa saiba o que pode e o que não pode fazer em uma campanha com influenciadores. Assim, é possível criar um planejamento mais detalhado e uma estratégia inteligente que atraia o público-alvo da marca.