Entenda quais são os 5 passos para fidelizar influenciadores digitais

Quando o influenciador gosta e utiliza os produtos da sua marca em seu dia a dia, o conteúdo se torna ainda mais verdadeiro e traz muito engajamento.

Encontrar um micro influenciador que já seja fã da sua marca. É assim que começa uma boa estratégia de marketing de influência. A ideia é que o micro influenciador utilize os produtos porque gosta de verdade, antes mesmo de participar de uma campanha.

Com a marca inserida no lifestyle do influenciador, a credibilidade aos olhos dos seguidores aumenta. Para que o produto oferecido pela sua empresa seja desejado pelos consumidores, é fundamental que o influenciador não só utilize a sua marca, como seja envolvido com ela.

Como fazer o influenciador usar e divulgar ainda mais a sua marca?

Selecionamos 5 dicas que podem colaborar para que o influenciador permaneça utilizando sua marca constantemente e, mais do que isso, produza conteúdos orgânicos e com engajamento.

1. Envie kits e produtos exclusivos

Os influenciadores vão se sentir ainda mais queridos pela sua marca ao receberem prêmios de artigos que ele já gosta. Imagine um chef de cozinha que, além de ganhar um kit de produtos que usa diariamente, pode ainda receber um avental com seu nome escrito nele?

Para o influenciador, esses presentes personalizados soam como um reconhecimento. Eles já são adoradores da marca, mas também estão envolvidos e trabalhando em conjunto, de forma natural.

As postagens sobre produtos recebidos são feitas de forma ainda mais espontânea e não causam estranhamento para os seus seguidores. Afinal, os influenciadores já utilizavam a marca, antes mesmo de receber esse presente.

2. Crie experiências únicas

Convidar os influenciadores para eventos e jantares relacionados à marca, pode ser uma ideia simples, mas traz resultados excelentes. Ao incluir o micro influenciador nas atividades da marca, ele vai fazer ainda mais questão de postar fotos e vídeos sobre tudo o que vivenciar no local.

Além de movimentar as postagens em suas redes sociais, os influenciadores ficam empolgados de verdade e fazem questão de demonstrar isso produzindo mais conteúdo. Quanto mais o evento tiver a ver com o estilo do influenciador e do seu público, melhor.

No Instagram, os stories com os registros de um jantar ou festa, ficam muito mais naturais, porque eles se sentem especiais e participam de uma experiência única.

3. Provoque expectativa no influenciador e no público

Ao lançar um produto novo, por exemplo, é muito importante gerar expectativa sobre suas funções e modelo, tanto para o influenciador quanto para seus seguidores. O clima de mistério que envolve um novo lançamento alimenta as postagens e colabora para que o público acompanhe cada nova informação sobre a marca.

O ideal é que o influenciador seja a ligação entre esse novo projeto da marca e o seu público. Mostrar esse novo produto aos poucos ou criar promoções para seus seguidores, ajuda a agitar a conta do influenciador e também da empresa. É comum que as pessoas gostem de participar de promoções exclusivas, sorteios ou concursos realizados no Instagram, por exemplo.

4. Deixe o influenciador ser ele mesmo!

O influenciador precisa ser criativo. Isso quer dizer que ele deve ter espaço para conversar com seu público do modo como ele sempre fez. O ideal é que ele não siga nenhum roteiro, mas também, não deixe de divulgar o que a marca deseja.

Quanto mais o micro influenciador tiver espaço para inovar, mais original será o seu conteúdo, e por consequência, mais orgânico também. Trabalhar com influenciadores significa ter qualidade e espontaneidade nas postagens sobre seus produtos.

5. Fidelizar o influenciador = fidelizar seus seguidores

Quanto mais o influenciador gostar de fazer parte da sua marca, mais o consumidor vai gostar também. Fidelizar o influenciador significa fidelizar clientes. Por isso, lembre-se: saiba sempre quem é o seu público e o que eles buscam, assim, fica mais fácil acertar na escolha do influenciador e na estratégia de marketing.

É importante que haja um acompanhamento de todas as etapas da campanha da marca: a escolha da base de influenciadores, os kits de produtos exclusivos que são enviados, o que cada um deles publica diariamente e o desempenho dessas postagens. O monitoramento dos KPI’s, também é parte importante do projeto e faz com que os objetivos da empresa sejam alcançados de forma eficaz.

Por que o Instagram é o aliado dos influenciadores?


A rede social que mais cresce atualmente não poderia ficar de fora do dia a dia do seu micro influenciador. Em junho de 2018, o Instagram anunciou que bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Significa que no mínimo uma vez ao mês, todas essas pessoas se conectam ao aplicativo em seus celulares, para olharem fotos ou um breve stories.

Alimentar essa rede é essencial para que a sua marca tenha mais presença no mercado. Todas as experiências vividas pelo influenciador são relatadas em seu Instagram, sejam positivas ou negativas. Por isso, é fundamental criar uma relação especial com o micro influenciador e promover momentos inesquecíveis.

A plataforma de pesquisa de mercado Opinion Box realizou um estudo, em março de 2018, para entender melhor o comportamento dos usuários em relação ao conteúdo publicado pelas empresas no Instagram. Mais de 2 mil pessoas participaram da pesquisa em todo o Brasil.

O relatório mostrou que mais da metade dos usuários seguem influenciadores digitais no Instagram. Mas o que chama a atenção é que 43% dos entrevistados dizem já ter comprado algum produto ou serviço por indicação desses profissionais. A pesquisa comprovou ainda que o público está propenso a se relacionar com as empresas, visto que 8 em cada 10 pessoas seguem páginas de marcas no Instagram.

Todos esses dados comprovam que para uma empresa é importante investir em uma estratégia de marketing que envolva o Instagram e os influenciadores. Com essa união bem estabelecida, é possível atrair novos consumidores e fidelizar não só os influenciadores, como os clientes da marca também.

As postagens orgânicas acontecem naturalmente porque os influenciadores encontram na marca a solução que eles buscavam. A partir do momento que o produto satisfizer o influenciador verdadeiramente, as postagens se tornam ainda mais naturais. Promovendo assim, resultados eficientes e agregando mais valor ao seu produto.