Descubra como você pode otimizar os custos de uma campanha com influenciadores utilizando a…

Parte importante da estratégia de marketing de influência, a gamificação promove a competição saudável entre os micro influenciadores e estimula ainda mais a divulgação da marca.

Os micro influenciadores são parte fundamental da estratégia de marketing de muitas empresas. No entanto, além de possuírem o perfil ideal para a marca e já utilizarem o produto naturalmente, é necessário que eles sejam incentivados constantemente a divulgar a marca. Muitas empresas já utilizam a gamificação para conduzir o engajamento de marca e conquistar a lealdade do consumidor. Mas afinal, o que é a gamificação?

A gamificação, ou “gamification”, faz parte da estratégia do marketing de influência e trata-se de promover competições saudáveis entre os micro influenciadores. A ideia é que eles se tornem fiéis ao produto e busquem cada vez mais divulgar determinada marca, sendo recompensados com experiências e prêmios exclusivos. Essas experiências, que podem incluir até mesmo eventos profissionais e jantares temáticos, geram mais conteúdo sobre a marca e fazem com que os influenciadores produzam novas postagens e, consequentemente, sejam recompensados novamente.

Essas competições positivas geram um retorno para os influenciadores em prêmios, viagens e até em um aumento de seguidores, enquanto que para a marca provoca ainda mais postagens espontâneas e com muito engajamento. O objetivo final é conquistar os consumidores de forma definitiva.

O Louder, por exemplo, cria um sistema de recompensas entre os influenciadores que participam de um projeto para uma marca. A cada postagem bem realizada sobre um produto, o influenciador ganha pontos e participa de um ranking. Assim como em um game, eles disputam pela melhor posição e resgatam na plataforma as premiações com os pontos conquistados. Como os prêmios são normalmente produtos ou serviços já cobiçados por eles, o influenciador fica estimulado a divulgar ainda mais a marca que ele já consumia.

Dessa forma, as empresas aumentam seu engajamento com os clientes, ditam comportamentos e consolidam ideias a respeito de um determinado negócio, produto ou serviço. É importante ressaltar que essa troca que acontece entre empresa e influenciador ocorre de forma natural. O influenciador já consumia determinado produto e por isso, se torna interessante aos olhos da marca. Ou seja, o micro influenciador continuará postando sobre o mesmo produto, mas agora de uma forma ainda mais efetiva e com um reconhecimento maior.

Por que a gamificação engaja mais a sua marca

A gamificação é capaz de quebrar as barreiras e humanizar as marcas e, como pressupõe interação, faz com que o público se sinta “conversando” com a empresa. A gamificação também cria experiências e faz com que a interação com a marca seja divertida. A diversão é um requisito fundamental para manter clientes engajados. E a gamificação permite oferecer um momento lúdico, além de uma experiência única e memorável.

Essas experiências são conquistadas em um programa com metas, níveis, conquistas e placares que envolvem o espírito competitivo. E essas conquistas devem ser compartilhadas nas redes sociais, aumentando a visibilidade da marca e o engajamento dos seguidores, que têm os seus nomes associados à marca. O que importa para o influenciador é o seu status com a marca e também que as recompensas sejam experiências que os façam se sentir VIPs.

Talvez o sucesso dessa estratégia se explique pelo fato dessa tecnologia oferecer programas com conquistas e inúmeros desafios. Afinal, quem não gosta de vencer um bom desafio e receber recompensas por isso? É semelhante aos games mesmo, em que cada etapa envolve um novo desafio mais fascinante que o anterior.

A estratégia de gamificação compensa?

Ao contrário do que muitos pensam, compensa bastante. Por isso, essa abordagem pode ser muito útil para desenvolver equipes de influenciadores, quando aliada à sua estratégia comercial. A implementação da gamificação em sua campanha de marketing, estimula o aumento do ROI, o Retorno Sobre Investimento.

Uma boa aplicação da gamificação também vai se transformar no aumento da relação da marca com o influenciador e, automaticamente, com o público. O que significa melhores resultados, uma vez que investir nos micro influenciadores tem um retorno em vendas muito maior e mais rápido, do que uma grande campanha publicitária, por exemplo.

A estratégia de gamificação está se popularizando entre as empresas que estão buscando engajar seus consumidores. Por isso, essa técnica tende a se tornar cada vez mais utilizada. Para uma estratégia de gamificação ter sucesso é preciso que ela faça sentido para seus influenciadores participantes e que tenha premiações relevantes, traduzidas no contexto em que o público-alvo se encontra.

A gamificação deve estar alinhada aos objetivos do negócio. Para serem competitivas, as marcas devem mostrar o seu propósito, criar experiências únicas de compra e tratar os clientes como indivíduos, personalizando todo o ciclo de compra.

Acesse www.mylouder.com e fique por dentro das novidades sobre esse tema!

Post a Comment