Você sabia que os micro influenciadores engajam mais que as celebridades?

Embora as celebridades tenham muito mais seguidores, os micros influenciadores geram maior retorno para as marcas, além de estabelecer uma relação mais próxima com o público.

Será que pessoas famosas, com milhões de seguidores, ainda dão um bom retorno em campanhas de marketing para as empresas? Sim. No entanto, influenciadores digitais que possuem uma base de seguidores menos expressiva têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Isso porque seus seguidores são fiéis e se interessam pelo assunto específico que determinado influenciador tem a dizer.

Primeiro, é importante definir quem é a celebridade e quem é o micro influenciador. As celebridades, em geral, são atores, apresentadores e atletas famosos que também estão presentes nas redes sociais. Esses famosos possuem alto alcance, mas menor engajamento. Isso por que tem uma segmentação menor, já que atingem um público muito amplo.

Já os micro influenciadores são verdadeiros produtores de conteúdo que tratam de assuntos em nichos específicos. Os perfis que são considerados como micro influenciadores são aqueles que têm entre 10 mil a 350 mil seguidores, mas essa quantidade não é uma regra. Não basta somente ter esse número determinado de seguidores, o mais importante é o engajamento do perfil com o público.

Cada micro influenciador domina um tema específico e se torna referência no assunto, por isso, a credibilidade é muito maior. O seguidor confia e acredita em tudo o que é dito pelo influenciador, de forma rápida e espontânea.

Por que o micro influenciador engaja mais pessoas?

Compartilhando na sua rede ou canal informações sobre algum assunto de que gosta muito, o micro influenciador naturalmente atrai pessoas com o mesmo gosto e que passam a acompanhar o conteúdo diariamente. O alcance inicialmente pode ser limitado, muitas vezes até regional, mas o contato é muito mais próximo com seus seguidores, que interagem e produzem um conteúdo ainda mais específico.

A relação com o consumidor é pautada por credibilidade, valores, engajamento e acesso, o que torna esse perfil uma fonte confiável e bem mais próxima da realidade das pessoas que seguem esse influenciador, deixando as ações de mídia muito mais humanizadas.

As celebridades alcançam maior número de pessoas, porém os micro influenciadores conseguem se aproximar mais do público, tornando a comunicação mais pessoal. Quanto maior a audiência, mais difícil fica manter os níveis de engajamento elevados e os seguidores não se sentem representados pelos produtos divulgados, enquanto que o micro influenciador sabe qual é o seu público de verdade e vai direto ao ponto. Outra questão importante é que os influenciadores digitais estimulam a interação e a comunicação entre o consumidor e a marca, de um modo mais direto, pessoal e eficiente.

A jornalista e pesquisadora em comunicação digital Issaaf Karhawi aponta no terceiro capítulo do livro Tendências em Comunicação Digital que, “da mesma maneira em que confiamos nas sugestões de nossos parentes e amigos próximos quando queremos decidir nosso próximo roteiro de viagem ou a compra de um novo cosmético, também confiamos nos blogueiros temáticos”. Ela reforça que os influenciadores que se destacam, tiveram que passar por um processo de construção de reputação e por isso se tornam “amigos-experts” nos mais diversos assuntos.

Entenda por que vale a pena investir nos micro influenciadores

A vantagem do micro influenciador é que ele fala com o público certo e, por isso, para as marcas que não querem gastar muito, mas que procuram realizar estratégias de comunicação digital com retorno garantido, a taxa de conversão em lucro é maior. Desse modo, micro influenciadores exigem um menor investimento quando comparados com as celebridades e geram um engajamento maior e mais significativo.

Uma importante dica para marcas que querem apostar em micro influenciadores é entender que eles não podem ser considerados canais de vendas de último clique. A maior parte das pessoas que fazem compras online acessa ainda mais duas ou três vezes a mesma página até se decidir e finalizar o pedido. Os micro influenciadores colaboram diretamente para criar uma consciência da marca, ou seja, a marca passa a ser reconhecida pelo consumidor.

Acesse www.mylouder.com e fique por dentro das novidades sobre esse tema!