Saiba como utilizar micro influenciadores para agregar valor aos seus produtos

Com conteúdo inteligente e de qualidade, o influenciador atrai consumidores e traz mais credibilidade a marca.

No marketing e na publicidade é muito comum relacionar celebridades com grandes marcas. Mas, quando 92% dos consumidores confiam mais nas recomendações de pessoas comuns do que em qualquer outra forma de publicidade, não é surpresa nenhuma que as marcas comecem a pensar em novas estratégias para promover seus produtos. O micro influenciador digital é a ferramenta principal nas campanhas de marketing atualmente, além de agregar ainda mais valor para seus produtos e serviços.

Para aumentar a consciência da marca e a confiança de que o produto oferecido vá satisfazer completamente os consumidores, os micro influenciadores estabelecem uma relação legítima com o público-alvo da empresa. Isso porque, os conteúdos postados por eles engajam muito mais e tem um retorno imediato em comentários, likes, compartilhamentos, e claro, em vendas.

A relação entre os influenciadores e o seu público deve ser espontânea. É importante frisar que essa naturalidade vem justamente do fato de que o influenciador já é um fã da sua marca ou já utiliza seus produtos, antes mesmo de ser reconhecido por isso. Desse modo, realizar um planejamento de uma campanha com micro influenciadores pode, e muito, colaborar significativamente no lançamento de novos serviços, além de aumentar as vendas, atrair e fidelizar novos consumidores e fortalecer a imagem da marca no mercado.

Como agregar mais valor ao seu produto?

O poder de segmentação dos micro influenciadores gera o retorno sobre o investimento (ROI) de forma muito mais assertiva. Por se tratarem de influenciadores que abordam temas específicos e com conteúdo de qualidade, suas publicações são respeitadas no seu nicho de atuação. A presença desses influenciadores é muito comum em lançamentos de novos produtos ou em eventos locais, e não apenas pela internet. Com a força da rede e da influência entre seus seguidores, a conversão em vendas para a empresa é muito eficaz.  

Hoje, a marca que investe em marketing de influência tem retorno garantido porque as redes sociais se tornaram um espaço mais democrático, permitindo até que uma pequena empresa possa investir nos micro influenciadores como sua principal estratégia de comunicação. No entanto, algumas dicas são importantes para que os esforços nesse investimento não sejam perdidos.

A contratação de uma agência que atue diretamente com os influenciadores é fundamental para garantir o sucesso em cada etapa da estratégia. Primeiramente, é necessário possuir uma base confiável de influenciadores que se identifiquem com marca e entendam do assunto. Essas agências aproximam mais o influenciador e a marca, por meio de recompensas e experiências exclusivas, fazendo com que o micro influenciador se conecte ainda mais com o produto.

As dicas que os influenciadores postam são recebidas como conselhos de “amigos” pelos seus seguidores e esse engajamento natural, faz com que o público queira comprar aquele serviço também. Outro ponto importante é que ao lançar um novo produto ou buscar que sua marca ganhe mais visibilidade, é importante apresentar algo criativo e que desperte a curiosidade dos seguidores daquele influenciador. Por isso, desafiar os micro influenciadores para criar uma postagem sensacional e incomum em torno da sua marca é essencial.

A gamificação colabora muito nesse processo, uma vez que estimula os influenciadores a participar de um “game” em que as publicações valem pontos de acordo com o engajamento e retorno do público. Quanto mais impacto nas redes sociais, maior é a pontuação e o micro influenciador sobe posições no ranking. A ideia é que ele conquiste recompensas atrativas e que estimulem ainda mais a produção de conteúdo sobre a marca.  O influenciador, então, promoverá essa parceria com os seus fiéis seguidores, o que não só vai educá-los sobre o produto, como também construir um maior interesse em torno dele.

Acompanhe tudo o que os influenciadores postam!

Uma das ferramentas mais importantes sobre a estratégia de marketing de influência é o monitoramento das postagens feitas pelos micro influenciadores. A marca precisa saber que tipo de publicação engaja mais pessoas e que também possua um retorno maior.

Algumas plataformas digitais acompanham os influenciadores todos os dias. A ideia é que haja um monitoramento das postagens, sem que se perca a espontaneidade dos influenciadores. A empresa também deve checar o rendimento da campanha e alterar qualquer tática durante o projeto.

A campanha bem traçada entre empresa, plataforma digital e influenciador só poderá levar ao sucesso da marca e a conquista de novos consumidores. Os influenciadores têm a facilidade de produzir conteúdo de qualidade porque existe verdade em tudo o que eles postam. E é por isso que eles agregam valor à marca: são consumidores também e como bons compradores, só indicam o melhor.