Micro influenciadores, por quê?

Entenda por que esses influenciadores são verdadeiros produtores de conteúdo e podem alavancar ainda mais a sua marca

Que os micro influenciadores engajam mais do que as celebridades, não é novidade. No entanto, conhecer melhor o trabalho desse tipo de influenciador e entender o porquê esse profissional é a peça chave do sucesso de uma boa campanha de marketing é essencial. No texto de hoje, vamos explicar o motivo pelo qual as marcas têm buscado esse modelo de influenciador para a divulgação de seus produtos e serviços.

Segundo uma pesquisa realizada pela YouPix, 45% das pessoas entre 18 e 34 anos compraram algum produto após a recomendação de um influenciador. Por isso, investir nos micro influenciadores, significa garantir retorno em engajamento e automaticamente em vendas.

Quem é o micro influenciador?

É importante ter em mente quem é o micro influenciador: pessoas comuns e apaixonadas por assuntos específicos. O importante não é ter milhares de seguidores no Instagram e sim dominar sobre um determinado tema e falar sobre ele no seu dia a dia. Mesmo que não chegue a 100 mil seguidores em sua conta, o micro influenciador é próximo do nicho de pessoas que acompanha o seu trabalho.

O público, de forma natural, segue essas pessoas por se sentir representado por elas. A ideia principal é que esses influenciadores já utilizem marcas e serviços no seu lifestyle e por isso, os consumidores que assistem e participam das postagens enxergam aquele micro influenciador como um “velho amigo”. A sociedade busca, atualmente, acompanhar pessoas verdadeiras e que sejam próximas da sua realidade.

As celebridades, embora tenham um grande público, se afastam desse modelo de marketing de influência, já que publicam posts patrocinados ou com cara de publicidade arranjada. Já os micro influenciadores, não só utilizam os produtos de determinada marca diariamente, como também enfrentam problemas semelhantes com os do público e ainda conseguem oferecer uma solução.

E é isso que o público-alvo quer: soluções. A marca precisa estar antenada com o cotidiano de seus consumidores e oferecer em seus serviços uma resposta para o que eles precisam. E é aí que o micro influenciador entra! Utiliza espontaneamente os produtos e revela, aos poucos, recursos essenciais aos seus seguidores.

Engajamento garantido

Os micro influenciadores tem um alto engajamento porque criam muita proximidade com o seu nicho de seguidores. Para o influenciador, a sua comunidade é o mais importante. Ele fala diretamente para aquele grupo de pessoas, fortalece suas relações e cativa sua audiência de forma autêntica.

Falando em autenticidade, essa é a palavra de ouro para o influenciador. Quanto mais original é o conteúdo produzido, mais envolvimento dos seus seguidores ele tem. As fotos escolhidas, o texto e os vídeos precisam conversar com o público diretamente e, acima de tudo, trazer verdade. O influenciador deve ser criativo, produzir um conteúdo relevante e que sensibilize as pessoas.

Resultados para a sua marca

Bem, até aqui já explicamos que o micro influenciador é uma figura próxima de seus seguidores e que engaja mais do que uma celebridade. Mas, o que mais a empresa pode alcançar com o marketing de influência?

Aumento da consciência da marca e das vendas. Os micro influenciadores elevam, significativamente, a autoridade da marca no mercado. Os consumidores em potencial buscam um produto que atenda às suas expectativas e se baseiam na escolha do influenciador para isso.

Em fevereiro, o YouPix divulgou o resultado de uma pesquisa realizada com mais de 94 grandes marcas brasileiras. O estudo destacou que 69% das empresas concordam que o marketing de influência traz resultados e ainda que 47% das marcas pretendem trabalhar com influenciadores com contratos a longo prazo.

A pesquisa comprovou que o marketing de influência é uma estratégia inteligente e eficiente. Em 2019, a tendência é que as marcas decidam investir ainda mais na criação e produção de conteúdo original por meio dos influenciadores.

Outro ponto a ser observado é que investir em micro influenciadores tem um ótimo custo benefício. Para realizar uma campanha leve, divertida e com experiências únicas, não é necessário gastar muito e o resultado imediato é o aumento do ROI, Retorno sobre o Investimento.

Como começar uma estratégia com micro influenciadores?

Existem plataformas digitais que conectam os influenciadores com a sua marca, gerando mais visibilidade, de forma natural e legítima. O primeiro passo é a seleção de uma base de influenciadores que tenha os mesmos valores que a empresa e que já goste do seu produto.

Os conteúdos publicados constantemente pelos influenciadores são monitorados e ainda é realizada uma curadoria para acompanhar os resultados. Por isso, é possível medir os melhores desempenhos e modificar o que for necessário durante o projeto.

O mais importante é que o acompanhamento dos influenciadores é feito de forma personalizada, por meio dos concierges, profissionais que interagem diariamente com os micro influenciadores. O conteúdo se mantém original, mas sem perder o foco principal que é divulgar a marca de maneira eficaz.