Entenda como utilizar influenciadores para bombar sua marca nesse carnaval

Saiba como o feriado mais aguardado do ano pode gerar um retorno de qualidade para a sua empresa com a ajuda dos micro influenciadores

O carnaval está chegando e com ele vem também uma oportunidade única para as marcas que querem se aproximar do seu público nas mídias sociais. O mercado se aquece com a data e as pessoas estão mais presentes e atuantes nas redes. Compartilhar imagens, vídeos, histórias e interagir com os amigos são práticas comuns entre os brasileiros e as empresas podem aproveitar essa onda para engajar ainda mais.

De acordo com o Instagram, cerca de 21 milhões de pessoas responderam por 287 milhões de interações entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março de 2017 (data do carnaval naquele ano). Mais do que provar o potencial de engajamento das redes sociais, esses números também mostram que as pessoas estão mais dispostas e interagir durante o carnaval.

Pensando em ajudar as empresas a gerar mais engajamento com seu público, o Louder preparou algumas dicas e estratégias para utilizar os influenciadores a favor da sua marca nesse período do ano.

1. Envolva os seguidores com os temas certos

Nas redes sociais, nos blogs, nos sites e em todos os canais online, o que importa é o conteúdo. Cada vez mais as pessoas buscam informações que ofereçam valor real. E esse valor pode vir de diversas formas: uma notícia de interesse, uma piada engraçada ou um “meme”, um vídeo emocionante, uma história que prenda a atenção, uma dica valiosa, entre outros. E, no carnaval, não é diferente.

As empresas precisam, em primeiro lugar, ter clareza de quem é seu público. Para isso, a melhor maneira é investir na construção de personas e saber o que estarão fazendo na época do carnaval. A persona nada mais é do que um personagem “modelo” de como pensa e se comporta os potenciais clientes da sua marca. A partir do momento em que a persona é criada de forma concreta, será mais fácil trazer o público para a marca durante a maior festa do ano.

Identificar qual assunto agrada essa persona dentro do tema carnaval é o primeiro passo para criar conteúdo com engajamento verdadeiro. Se o público de determinada marca tem entre seus hobbies principais viajar, por exemplo, o período certamente é uma ótima oportunidade para isso. Segundo o levantamento do Facebook, os temas mais falados nos posts em 2016 envolviam “blocos de rua”, “viagens”, “desfiles das escolas de samba”, “curtir o carnaval em casa” e “não curtem o carnaval”.

Os influenciadores devem estar altamente envolvidos nessas temáticas. É importante escolher aqueles que gostam de aproveitar a data, seja no bloco de rua, seja viajando para um carnaval famoso em Salvador ou Olinda, ou ainda fugindo da folia se isolando em uma praia. O que importa é que o seu micro influenciador deve estar de acordo com o que o seu público pensa e gosta.

2. Não incentive publicações polêmicas

Não é fácil agradar a todos nas redes sociais. Mas, é importante evitar que os influenciadores publiquem temas muito polêmicos. Assuntos que incentivem o machismo ou estimulem a violência devem ser evitados ao máximo. O objetivo principal é que os micro influenciadores tenham uma boa relação com seus seguidores e sejam exemplos positivos tanto para temas mais leves quanto para assuntos de relevância para a sociedade.

Por isso, é fundamental que o influenciador pense e analise suas postagens antes de publicá-las. O Louder conta com uma curadoria atenta, realizada pelos concierges, justamente para levar aos seguidores postagens de conteúdo com qualidade. O consumidor, antes de tudo, deve se sentir representado pela marca de forma verdadeira.

3. Utilize as redes sociais a favor da marca

Como o carnaval é um período propício ao engajamento, muitas vezes as redes sociais disponibilizam recursos especiais para o período. Em 2017, o Facebook criou um canal com dicas do aplicativo e os organizadores, artistas e empresas aproveitaram os recursos da rede no carnaval.

Os influenciadores podem abusar das postagens com efeitos especiais em suas páginas, com máscaras divertidas e vídeos espontâneos. Para a marca, os vídeos são ótimas opções na hora de contar uma história e impactar o público. Quando feitos de maneira estratégica, têm chances de render milhares de interações. Por isso, é importante alinhar o influenciador de forma consciente na hora de publicar os vídeos, sem que se perca a naturalidade.

Pensar em campanhas e posts que preparem o público para novas ações, antes da data, também é uma forma das marcas elevarem suas taxas de engajamento no período. Além da pré-disposição do público para o assunto do carnaval e a ansiedade para a chegada do feriado, será possível prepará-lo para alguma ação específica nas redes sociais. Dependendo dos produtos ou serviços oferecidos é possível pensar em lançamentos, sorteios e até mesmo brincadeiras nas redes.

4. Acompanhe o que os influenciadores postam!

Não adianta pensar em estratégias de marketing se não houver um monitoramento de tudo isso em tempo real. Responder a comentários, curtir publicações dos fãs e marcar presença nesses canais durante a festa do carnaval amplia o potencial de engajamento.

Esse cuidado minimiza também o impacto de críticas e comentários negativos a algum post, caso isso ocorra, e evita que o problema vire uma bola de neve. É importante que tanto os posts, quanto o tom das respostas aos comentários, estejam alinhados ao clima do carnaval e, claro, ao público da marca.

O Louder possui um dashboard em sua plataforma que facilita o monitoramento de todas as publicações feitas pelos influenciadores, em tempo real. Esse acompanhamento vale tanto para as histórias do Instagram, quanto para as postagens no feed de notícias. Dessa forma, é possível evitar erros e ainda monitorar as métricas e resultados de cada estratégia.

5. Os influenciadores e a marca devem ter os mesmos valores

Os valores da marca não podem ser apenas jogados em qualquer publicação. Nos diversos canais de contato com o público é importante mostrar quais os valores regem a empresa e inserir o carnaval nesse contexto.

Os influenciadores escolhidos devem estar de acordo com os valores da campanha e, de preferência, já utilizarem o produto antes mesmo da empresa saber disso. Os seguidores buscam verdade e espontaneidade ao se identificar com uma marca, e por isso, o influenciador faz muito bem essa ligação entre público e empresa.

6. Utilize o poder natural dos influenciadores

O influenciador tem um talento natural para engajar o público. Isso se deve ao fato de que eles tratam de temas específicos no dia a dia e vão apenas incluir o carnaval ao que já publicariam normalmente. Ou seja, sem perder a naturalidade, vão falar sobre a data e atrair mais pessoas para sua página e automaticamente para a marca.

Por isso, deixe o micro influenciador livre para inovar e ser criativo em suas postagens, porque é justamente da espontaneidade que nasce a credibilidade da marca para seu consumidor em potencial.

Para entender melhor sobre esse tema acesse www.mylouder.com